terça-feira, 20 de abril de 2010

O jornalismo


O que é o fazer jornalismo? Inicio este texto com uma pergunta nada estranha.
Passei 4 anos dentro de uma faculdade estudando o que é o jornalismo. Dentre as várias definições, jornalismo é nada mais, nada menos do que: informar.
A principal função do jornalista é levar ao público diversos tipos de informações, notícias. Mas não fica só nisso. Jornalista tem que ser ousado. Ler, descobrir, colocar em prática seus pensamentos. Enfim, fazer jornalismo, ser jornalista, requer prática! Ele tem que saber tudo sobre diversos assuntos. O jornalista noticia aquilo que é relevante, aquilo que causa impacto. Há quem fala que os jornalistas moldam o mundo, pois temos o direito de fazer virar notícia, aquilo que era pouco conhecido.

Pra finalizar, compartilho com vocês um texto de uma comunidade no orkut que eu adoro, e cujo autor desconheço. Segue:

“Eles costumam ler muito, e discutir mais ainda. Eles têm o dom da palavra e opinião formada para quase tudo. São curiosos e tendem a ser falantes. Fogem da rotina, querem novidade, novos personagens que constroem a história nossa de cada dia (nos dai hoje!). Ser jornalista é andar de um lado pro outro, carregando a sempre aliada agenda de contatos. Eles trabalham até de noite e, às vezes, nos sábados e domingos. Eles trabalham sob pressão, do relógio, do chefe e da população. Eles cultuam o bom português, buscam detalhes que ninguém vê, eles têm visão crítica, treinada. Eles também investigam, narram, escrevem. Eles não são artistas, mas muitas vezes vistos como tal, não são autoridades, mas são conhecidos como 4° poder. Eles não têm o direito de errar! Jornalismo; profissão ou destino?”

Nenhum comentário: